segunda-feira, 6 de setembro de 2010

Skagen







Depois de um tempo de viagem o interesse de postar novas coisas vai diminuindo, dá aquela preguicinha e tal, mas, por algum motivo, estou aqui de novo.
As impressões sobre a Dinamarca até agora são:
aqui é lindo de mais, as paisagens, as casas, as pessoas, os lugares. O sol não queima tão forte como no Brasil, mas é agradável, a luz não te cega tanto (só em Skagen, mas ja chego la). Quanto ao clima, quando cheguei, comparado agora, tava Rio de Janeiro e agora eu to no Sul. O frio tá chegando de mansinho, de manhã e a noite faz bastante frio e durante o resto do dia dá pra se virar bem. Só não fica na sombra e torce para não ventar.
todos são muito gentis e legais. Já vi muita gente meio mal humorada e de cara fechada, mas a maioria das pessoas são super prestativas, querem te ajudar, e se você fizer uma forcinha, elas conversam com vocês. Os meus pais são super comunicativos e eu converso muito com eles, os adultos geralmente são assim, agora os mais jovens, se você não tentar, ninguém fala com você. Mas também não é nenhum mistério, só puxar assunto mesmo.
A comida, é diferente, mas é boa. Para mim, a maior diferenca é o almoco, que é só um sanduíche. No jantar, não costuma ter arroz e feijão, claro. Mas já comi arroz aqui sim, não foi uma boa experiencia... Mas pretendo usar toda a minha habilidade culinária para fazer um arroz brasileiro para a minha família e amigos aqui. Comida principal, se você estiver numa fazenda é batata, se você não estiver numa fazenda é batata muitas vezes, mas não sempre. Com carne e salada e um molho para salada que sempre varia e é sempre bom.
Café da manhã e almoco tem sempre pão preto que eu não sei como escreve o nome. É tipo um pão com muitas fibras e faz bem pro intestino e para a saúde em geral, mas se você comer de mais, pode ser perigoso... Já aprendi essa licao. E o truque para ele ficar gostoso é entupir de coisas. Bota pepino, tomate, molho, carne e queijo, aí fica bom bom. Agora, se colocar só manteiga, nem rola mesmo.

Agora, fui com o meu distrito aqui da Dinamarca para Skagen.
Skagen é a cidade que fica na pontinha da Dinamarca. Se você olhar no mapa, é lá no norte, naquela pontinha, bem pontinha mesmo. E eu fui até lá =D Tirei fotinhas no final da DK e tal. É muito bonito.
Como eu disse, explico agora sobre a luz. Geralmente a luz na DK não queima tanto quanto no Brasil, nao é tão forte. Mas em Skagen, a luz é mais forte, reflete no mar e tal, o sol é mais perto também, uma lombra assim. Por isso também que muitos artistas dinamarqueses foram para lá para pintar, no verao eles passavam seus dias lá. E, a revelacao do ano é: foi lá que comecou o impressionismo! Os artistas dinamarqueses que influenciaram artistas como Monet. E para fechar as coincidências, impressionismo foi sempre meu favorito.

Então, é claro qeu fomos no museu e vimos um pouco da arte danesa, um pouco por qeu os museus são sempre os menos apreciados e a gente sempre passa pouco tempo neles =/
Mas deu para curtir, lindo mesmo.

Fomos também numas dunas, só areia para todo lado, rolamos até. Eu nem tanto por qeu só tinha uma calca para voltar para casa =)
Vimos uma igreja que tá soterrada pela areia, e agora só tem uma parte dela que vc pode ver etal e curtimos a cidade e a companhia um dos outros!

Foi com certeza um final de semana muito agradável e to curtindo muito meu intercâmbio.
Agora eu digo, se você quer fazer um intercambio, faz na Dinamarca e pelo Rotary Club. Não existe país e programa melhor =) A assitencia é incrível!

5 comentários:

  1. Quem é vc anonimo? :D
    Vou sim, é só q da preguica xD

    ResponderExcluir
  2. E no meio de todas essas impressões, qual foi a que até agora mais lhe chamou a atenção?... digo... A forma como vc descreve as coisas me passa a sensação de q de alguma forma vc as previa. Houve algo até agora na cultura danesa q foi completamente novidade, uma surpresa pra vc?
    =)

    ResponderExcluir
  3. Que bom que contou novidades... já estava com saudades!
    E as aulas como estão? Tá gostando do curso? Já se familiarizou com a lingua?
    Beijo enorme cheio de amor e saudade!!!
    Te amo sempre :)

    ResponderExcluir
  4. Que lindo ficou o carinha nova da blog :P
    Beijo querida
    Amo tu tatu

    ResponderExcluir