segunda-feira, 24 de maio de 2010

O Blazer

Uma das coisas mais marcantes em um intercambista é, com certeza, o seu blazer. Com ele você é identificado em qualquer aeroporto do mundo.
E o maaais legal de se ter um blazer é ficar enchendo de Pins ;D
Na hora de fazer o meu eu não sabia se tinha que ter algum modelo especial ou alguma coisa do gênero. Bom, não precisa, basta ser um blazer tradicional da cor que o seu país pede. No caso do Brasil, o azul. Austrália é verde, Canadá pode ser vermelho, etc. Mas na maioria dos países é azul mesmo.
O legal é você comprar ele mais comprido, por que cabe mais coisa. O meu eu comprei ele mais curtinho, mas foi por falta de informação mesmo :/
Aqui estão umas fotos dele, pra quem quiser saber como é:


Detalhe da manga direita:



Detalhe do peito:



Alguns Pins do lado esquerdo:



Alguns do lado direito:


E ele inteiro:



sábado, 22 de maio de 2010

Pousada e Provas

Como eu comentei no último post, o distrito 453o tem um sistema de classificação dos candidatos ao intercâmbio e que não é necessarimante igual aos outros distritos rotarianos. Eu não fazia idéia de como seria essa classificação, na verdade, eu nem sabia que existia uma...

Em novembro do ano passado eu recebi um e-mail falando sobre uma reunião de seleção dos candidatos outbounds em uma pousada,que duraria o final de semana inteiro,nós, candidatos a intercambistas, deveriamos estar lá na sexta a tarde, e os pais apenas no domingo de manhã. Caso eu não comparecesse, o intercâmbio estaria automaticamente cancelado.
Fui na sexta feira a tarde, com uma amiga, sem saber o que me esperava. Nos acomodamos e fomos ver se mais alguém já tinha chegado. A noite, quando todos já estavam na pousada, houve uma dinâmica de apresentação, para que todos se conhecessem e depois o jantar. Ficou combinado que no dia seguinte teríamos que estar no salão de reuniões, numa hora que eles determinaram mas eu não lembro mais qual era =P
No dia seguinte, finalmente, ficamos sabendo exatamente o que aconteceria. Fomos dividos em quatro grupos e cada grupo ficava em uma atividade diferente, revezando.
Todos fizemos uma redação, cujo tema era "Como você vê o Brasil", uma entrevista, um teste psicológico e uma prova de múltipla escolha.
No teste psicológico nós ficavamos desenhando e escrevendo o que a psicóloga pedia. Uma casa, uma pessoa, uma árvore, etc, etc.
A entrevista e a redação que foram as partes mais dificeis. Eu sei que quando a gente fala de redação parece meio bobo, ainda mais com um tema tão fácil. Mas o problema era exatamente esse, um tema muito vasto! Para te pegar no "pulo". Eu fiquei totalmente perdida no começo, sem saber o que falar. Na verdade, até hoje acho que a minha redação podia ter sido melhor.
Bom, e a entrevista foi difícil por que é uma entrevista! Você fica nervoso com um monte de gente te avaliando e te testando...
A prova de múltipla escolha tinha coisas muito fáceis e coisas que ninguém sabia nada. Mas como você só marcava uma opção, dava pra chutar ou ir por eliminação :D
No fim das provas, fizemos um trabalho em grupo, que seria apresentado no dia seguinte para os pais, usando revistas e coisas que achamos pela pousada (grama, areia, casca de árvore, essas coisas).
A noite, depois do jantar, teve uma festinha havaina, e nós que tivemos que fazer as fantasias.
Já no domingo de manhã, os pais foram chegando e ficaram em reunião enquanto a gente fazia mais uma dinâmica (meu grupo ganhou essa :D) e depois disso, outro momento tensão e totalmente surpresa: a escolha dos países!
Foi dado um papel com a lista dos países amigos do distrito, ou seja, países que provavelmente iam ter vaga e nós tinhamos que numerar 4 na nossa ordem de preferência. Muito tempo depois, após vários momentos de indecisão, todos entregaram o papel devidamente preenchido e assinado e fomos nos encontrar com os pais para fazermos a apresentação!
Bom, no fim, almoçamos e fomos pra casa.
Segue aí algumas fotos da festa! :D








terça-feira, 4 de maio de 2010

Rotary Youth Exchange

Comecei a me interessar por viagens ainda muito pequena, pois desde cedo vi minha mãe viajar para vários lugares diferentes a trabalho ou a estudo. Em uma pesquisa pela internet descobri o que era um intercâmbio e fiquei realmente empolgada para fazer um. Primeiramente resolvir ir atrás de empresas que oferecem esse tipo de serviço para depois resolver o destino e a duração.

Depois de pesquisar muito, visitar feiras especializadas e ir nas sedes das empresas, conheci o programa de Intercâmbio para Jovens do Rotary Club através do meu padrinho, que é Rotariano. O Rotary Youth Exchange é um intercâmbio cultural patrocinado pelo Rotary e tem muitas vantagens se comparado a um intercâmbio feito por meio de empresas privadas. Ao contrário do que todos pensam, não é tão difícil fazer um intercâmbio pelo Rotary. O primeiro passo é descobrir o distrito do Rotary da sua cidade, por exemplo, o distrito de Goiás, Distrito Federal e Tocantins é o 4530. Depois procure ir em uma das reuniões e descobrir como fazer para se candidatar ao intercâmbio. Geralmente (comigo foi assim), você pede a um Rotariano que te indique. Depois de ser indicado, eles te explicarão o que terá de ser feito para efetivar todo o resto.
O processo de seleção varia de distrito para distrito, cada um tem o seu sistema. No caso do 4530 você, depois de ser indicado, passa por provas de classificação (não é eliminatório, é classificatório), faz a sua Application e espera para saber o seu país. O que o seu clube faz é mandar o seu application, que contém todas as suas informações (dados médicos e escolares, fotos, carta para a família,etc), para um país onde tenha vaga. Quando sua vaga for aceita no seu país de destino eles te mandam o Guarantee Form, um documento que contém sua cidade, escola e família. É com esse documento, também, que você irá conseguir um visto de estudante na embaixada ou consulado do país de destino.
Vale ressaltar que o intercâmbio pelo Rotary é um intercâmbio cultural e aprender a língua do país de destino é uma consequência. Ao fazer um intercâmbio pelo Rotary você aprende que há muitos países para se fazer intercâmbio além de EUA, Canadá e Nova Zelândia. Não existe apenas a Língua Inglesa!! É bom sair um pouco dos países rotineiros e procurar fazer intercâmbio em um lugar diferente. Aproveito aqui para indicar blogs de pessoas que fizeram intercâmbio para países não tão comuns, quem tiver interesse, pode dar uma olhada :
http://somewhereinourworld.blogspot.com/ (Finlândia)
http://itsbeenaharddaysnight.wordpress.com/ (Itália)
http://lifeandcolors.tumblr.com/ (Taiwan)

Quem quiser saber mais sobre o programa de intercâmbio para jovens do Rotary, este é o site referente ao distrito 4530 : http://www.rye4530.com.br/site/

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Fazendo Intercâmbio

Uma das primeiras coisas que se pensa na hora de fazer um intercâmbio é sobre fazer um blog contando a respeito das suas experiências no exterior. E isso realmente é importante na hora de guardar as suas recordações e dividir informações com outros intercambistas.
No entanto, quando eu, finalmente, comecei o processo de seleção para o intercâmbio e descobri o meu país de destino, não achei muitos blogs realmente explicativos que me ajudassem e tirassem dúvidas que me rodeavam o tempo todo. E foram essas dúvidas que me impulsionaram a fazer esse blog. Espero que, com ele, outras pessoas possam tirar dúvidas e descobrir coisas novas, além de sempre trocar informações. E claro, compartilhar o meu dia a dia de intercambista!
Esse primeiro post foi feito mais para introduzir o assunto e explicar sobre o blog. E também para aprender a usar isso aqui =)