terça-feira, 4 de maio de 2010

Rotary Youth Exchange

Comecei a me interessar por viagens ainda muito pequena, pois desde cedo vi minha mãe viajar para vários lugares diferentes a trabalho ou a estudo. Em uma pesquisa pela internet descobri o que era um intercâmbio e fiquei realmente empolgada para fazer um. Primeiramente resolvir ir atrás de empresas que oferecem esse tipo de serviço para depois resolver o destino e a duração.

Depois de pesquisar muito, visitar feiras especializadas e ir nas sedes das empresas, conheci o programa de Intercâmbio para Jovens do Rotary Club através do meu padrinho, que é Rotariano. O Rotary Youth Exchange é um intercâmbio cultural patrocinado pelo Rotary e tem muitas vantagens se comparado a um intercâmbio feito por meio de empresas privadas. Ao contrário do que todos pensam, não é tão difícil fazer um intercâmbio pelo Rotary. O primeiro passo é descobrir o distrito do Rotary da sua cidade, por exemplo, o distrito de Goiás, Distrito Federal e Tocantins é o 4530. Depois procure ir em uma das reuniões e descobrir como fazer para se candidatar ao intercâmbio. Geralmente (comigo foi assim), você pede a um Rotariano que te indique. Depois de ser indicado, eles te explicarão o que terá de ser feito para efetivar todo o resto.
O processo de seleção varia de distrito para distrito, cada um tem o seu sistema. No caso do 4530 você, depois de ser indicado, passa por provas de classificação (não é eliminatório, é classificatório), faz a sua Application e espera para saber o seu país. O que o seu clube faz é mandar o seu application, que contém todas as suas informações (dados médicos e escolares, fotos, carta para a família,etc), para um país onde tenha vaga. Quando sua vaga for aceita no seu país de destino eles te mandam o Guarantee Form, um documento que contém sua cidade, escola e família. É com esse documento, também, que você irá conseguir um visto de estudante na embaixada ou consulado do país de destino.
Vale ressaltar que o intercâmbio pelo Rotary é um intercâmbio cultural e aprender a língua do país de destino é uma consequência. Ao fazer um intercâmbio pelo Rotary você aprende que há muitos países para se fazer intercâmbio além de EUA, Canadá e Nova Zelândia. Não existe apenas a Língua Inglesa!! É bom sair um pouco dos países rotineiros e procurar fazer intercâmbio em um lugar diferente. Aproveito aqui para indicar blogs de pessoas que fizeram intercâmbio para países não tão comuns, quem tiver interesse, pode dar uma olhada :
http://somewhereinourworld.blogspot.com/ (Finlândia)
http://itsbeenaharddaysnight.wordpress.com/ (Itália)
http://lifeandcolors.tumblr.com/ (Taiwan)

Quem quiser saber mais sobre o programa de intercâmbio para jovens do Rotary, este é o site referente ao distrito 4530 : http://www.rye4530.com.br/site/

Um comentário:

  1. Que legal Sophia! Sentindo ansiedade por ter de esperar, vc acaba por conhecer bem, na pele, as dúvidas de quem deseja o intercâmbio. Fico surpreso com sua habilidade pra ajudar as pessoas conhecendo a si mesma. Sua experiências certamente terão valor para quem se interesse pelo assunto.
    Que seu blog possa alumiar os passos daqueles q tiverem oportunidade tão maravilhosa quanto a sua. Bjo.
    =)

    ResponderExcluir